terça-feira, maio 16, 2006

Comemorar o 10 de Junho

Dentro do seu espírito reclamado e desejado, o MicPorto planeia celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de Junho.
Deste modo, convidam-se todos os cidadãos a comparecerem no próximo dia 18 (quinta-feira), por volta das 21.30, na sede do MicPorto (Praça Carlos Alberto, nº 110, 2º - Porto) para discussão de ideias e apresentação de propostas de actividades a realizar.
Na eventualidade de não poder comparecer deixe também aqui a sua sugestão/proposta ou entre em contacto através do nosso e-mail: intervir@micporto.org

10 Comentários:

Blogger Raízes disse...

Tentaremos estar presentes, no entanto já enviamos a nossa proposta por e-mail

11:23  
Anonymous Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

14:43  
Anonymous Anónimo disse...

a

22:28  
Anonymous Anónimo disse...

COMEMORAR O 10 DE JUNHO ??? MAS QUE MOVIMENTO É ESTE ?? SERÁ QUE AS RAZÕES DA CRIAÇÃO DO MICPORTO TEM RELAÇÃO COM A CRIAÇÃO DO 10 DE JUNHO ?? OU ESTAMOS SÓ A SER HIPOCRITAS ?? dEIXO AQUI ALGUMA INFORMAÇÃO PARA QUE FIQUE CLARO QUE ESTA DATA NÃO É IMPORTAMTE PARA PORTUGAL - O 10 de Junho nasce com a República

As origens do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades na perspectiva de Conceição Meireles, especialista em História Contemporânea de Portugal.

Após a Implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foram desenvolvidos trabalhos legislativos, “e logo em 12 de Outubro saiu um decreto que estipulou os feriados nacionais”. Alguns feriados “desapareceram, nomeadamente os ditos feriados religiosos, uma vez que o objectivo da República era justamente laicizar a sociedade e subtraí-la à influência da igreja”, explica Conceição Meireles, professora de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“Os feriados que ficaram consignados por este decreto de 12 de Outubro de 1910 foram o Primeiro de Janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de Janeiro, que evocava a revolução – aliás, falhada - do Porto, e que portanto era consagrado aos mártires da República; o 5 de Outubro, vocacionado para louvar os heróis da República; o Primeiro de Dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira; e o 25 de Dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, tentando também laicizar essa festa religiosa que era o Natal”.

O decreto de 12 de Junho dava “aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Daí a origem dos feriados municipais”, lembra a especialista. “Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões”, uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu “Os Lusíadas”.

E porquê um dia em honra de Camões?

“Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial”. Era essencialmente este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, isto “apesar de ser um feriado exclusivamente municipal no tempo da República”, lembra Conceição Meireles.

Com o 10 de Junho, “os republicanos de Lisboa tentaram evocar a jornada gloriosa que tinham sido as comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia”.

A três dias do Santo António...


O 10 de Junho “fica muito próximo da festa religiosa que é o 13 de Junho, ou seja, o dia de Santo António, essa sim tradicionalmente feita e realizada em Lisboa”. Conceição Meireles refere que, com essa proximidade de datas, “os Republicanos tentaram de certa forma esbater o 13 de Junho, Dia de Santo António, em favor do 10 de Junho, Dia de Camões”.

O 10 de Junho no Estado Novo

“O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo”, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar. É nesta altura que o dia de Camões passa a ser festejado a nível nacional. A generalização dessas comemorações deve-se bastante à reprodução que vai sendo feita “através dos meios de comunicação social”, explica Conceição Meireles.

“Durante o Estado Novo, o 10 de Junho continuava a ser o Dia de Camões”. O regime procurou dar alguma continuidade “a muitos aspectos que vinham da República”. Ou seja, “apropriou-se de determinados heróis da República, mas não no sentido positivista, não no sentido laico que os Republicanos lhe queriam dar”. O Estado Novo ampliou alguns desses aspectos “num sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica, numa vertente comemorativista e propagandística”. Texto de (Ana Correia Costa)

22:39  
Anonymous Anónimo disse...

Exmo./a Sr./a:

A Internet é sem dúvida uma ferramenta importante e poderosa nos dias que correm.

Eu, como professor, tento alertar os meus alunos para o facto de na Internet surgir muita informação, alguma dela boa mas muito dela incompleta e/ou por vezes errada.

Na minha opinião sim! O Mic tem também a ver com o 10 de Junho. É um dia especial pois é o dia do nosso país. É o dia em que deveríamos mais do que nunca reflectir sobre nós portugueses, sobre o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro.
Como bem sabe ter um dia dedicado ao próprio país não é uma invenção portuguesa. Acontece por toda a Europa e por todo o Mundo. Na minha opinião, a consciencialização e valorização do que somos torna-se premente numa era de globalização.
No entanto, se outros também comemoram, nós vamos mais longe. Não só celebramos a nossa País, a nossa Pátria como vamos mais longe e celebramos todos aqueles que fazem parte da nossa comunidade portuguesa.
Para melhor compreender a minha opinião peço-lhe que leia também o texto que consta nesta morada:

http://jpn.icicom.up.pt/2004/06/09/10_de_junho_25_de_abril_poe_portugal_no_mundo.html

que tem citações da mesma professora Conceição Meireles que refere no artigo que copiou da Internet.

Do mesmo modo aconselho-o a ler e reflectir sobre os textos que se encontram nas seguintes moradas:

http://www.portugal.gov.pt/Portal/Print.aspx?guid=%7B293066F9-DFD3-421B-97DE-064E9E7160F6%7D

http://www.diadeportugal.com/

http://www.upec.org/dia_de_portugal.html

Melhores cumprimentos,

José Carvalhais Coelho

02:17  
Anonymous Anónimo disse...

Bom, sem estar a querer fazer um ping pong aqui sobre o tema, quero deixar claro que mantenho a minha posição sobre o que disse e para que fique claro deixo aqui outro link http://jpn.icicom.up.pt/2004/06/09/estado_novo_10_de_junho_e_dia_da_raca.html este tb da mesma pág. que copiei anteriormente e da mesma pág. que me aconselhou, é bom que aqui fique toda a informação para que quem leia tire concluções. Quanto ao irmos mais longe. "Não só celebramos a nossa País, a nossa Pátria como vamos mais longe e celebramos todos aqueles que fazem parte da nossa comunidade portuguesa." não acha que é um pouco de demagogia? ñ queria deixar aqui a lista de todos os que foram medalhados o ano passado, mas algum era emigrante por esse mundo fora? e quais é que vão ser medalhados este ano? Bom vai-me desculpar mais uma vez a opinião, mas parece-me este feriado bem reacionário para ser comemorado por um movimento que pretende ser bem progressista! Qualquer dia estamos a invocar as Caravelas e Barcas de negreiros. - Um Anónimo com "O" no fim

03:22  
Anonymous Anónimo disse...

10 de Junho, Alegre e Camões

Sim, senhor, comemore-se o 10 de Junho. Não vejo outro português que melhor represente Portugal, a emigração, a liberdade de pensar e fazer, o talento, até a injustiça daqueles que têm valor e são invejados pelos medíocres. Não importa se o dia nasceu no Estado Novo, na República, na monarquia... Camões, a poesia, o melhor do nosso povo não tem época. E depois nem tudo o que fez o Estado Novo foi mau, nem tudo o que fez o 25 de Abril foi bom. Há historiadores que não sabem isso? Além disso, Alegre, por cantar o seu país, ter ido à guerra fora da Europa, e ser um talentoso poeta, tem muito a ver com Camões.
Fina d’Armada

18:17  
Anonymous Anónimo disse...

take a look at nice special site -

[url=http://trailfire.com/amoxicillin] amoxicillin veterinary side effect [/url]

http://trailfire.com/amoxicillin
[url=http://trailfire.com/amoxicillin] amoxicillin picture rash [/url]

13:00  
Anonymous Anónimo disse...

learn my favorite site -

[url=http://trailfire.com/ambien] long term use of ambien [/url]

http://trailfire.com/ambien
[url=http://trailfire.com/ambien] ambien com [/url]

17:21  
Anonymous Anónimo disse...

learn about our best site -

[url=http://trailfire.com/amoxil] amoxil buypills [/url]

http://trailfire.com/amoxil
[url=http://trailfire.com/amoxil] amoxil buypills [/url]

16:01  

Enviar um comentário

<< Home